segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como Utilizar Videos na sala de aula usando o aTube Catcher.


Atenção aos Professores que utilizam videos do Youtube em suas aulas, meu conselho é que ao baixar o video desejado já converta o mesmo para o formato DVD NTSC Standard, umas vez que o mesmo formato roda em praticamente todos os players de computador e aceito por todos os aparelhos de DVD ou TVDVD Escola.

Para o caso de querer salvar o video numa mídia CD/DVD com o Nero ou programas do gênero, aconselho a fazê-lo em forma de dados, ou seja gravar como dados, é uma gravação sem frescuras rápida e objetiva.

Folclore Brasileiro na Escola Amatuzzi




A cima: Alunos da EJA realizando atividades sobre Folclore Brasileiro




Painel Folclore de Minas Gerais































História do Hino da Independência e o hino Para Baixar



Pintura em que D. Pedro I realiza a execução da peça musical dedicada ao Hino da Independência.
Se a arte imita a vida, podemos notar que a história do Hino da Independência foi tão marcada de improviso como a ocasião em que o príncipe regente oficializou o fim dos vínculos que ligavam Brasil a Portugal. No começo do século XIX, o artista, político e livreiro Evaristo da Veiga escreveu os versos de um poema que intitulou como “Hino Constitucional Brasiliense”. Em pouco tempo, os versos ganharam destaque na corte e foram musicados pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1760-1830).
Aluno do maestro, Dom Pedro I já manifestava um grande entusiasmo pelo ramo da música e, após a proclamação da independência, decidiu compor uma nova melodia para a letra musicada por Marcos Antônio. Por meio dessa modificação, tínhamos a oficialização do Hino da Independência. O feito do governante acabou ganhando tanto destaque que, durante alguns anos, Dom Pedro I foi dado como autor exclusivo da letra e da música do hino.
Abdicando do governo imperial em 1831, observamos que o “Hino da Independência” acabou perdendo prestígio na condição de símbolo nacional. Afinal de contas, vale lembrar que o governo de Dom Pedro I havia sido marcado por diversos problemas que diminuíram o seu prestígio como imperador. De fato, o “Hino da Independência” ficou mais de um século parado no tempo, não sendo executado em solenidades oficiais ou qualquer outro tipo de acontecimento oficial.

Atividades 7 de Setembro