quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conquistando o Impossível

Atendendo pedidos eis o video Conquistando o Impossível


Se quiser explicações para baixá-lo postem a solicitação nos comentários.

Fonte: Youtube, video de Colaborador

HD Virtual com Material sobre Educação - 4Shared

Acesse o link entre lá escolha entre os títulos abaixo e faça o download!


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Fonte: 4shared - HD de Colaborador, nossos agradecimentos.

Atividades prontas sobre a GRIPE H1N1 (suina)

É só baixar e aproveitar.

Foto Leitura - Mapa Mental do Livro Quem Mexeu no Meu Queixo

Quem Mexeu no meu Queijo?
Mapa mental e artigo contendo os princípios do livro de Spencer Johnson. O artigo fornece indicações e sugestões para como obter melhores resultados.
Autor: Virgílio Vasconcelos Vilela

Almanaque do Professor

Coletânea de idéias, métodos, técnicas e ferramentas para o docente enriquecer seu planejamento e suas aulas. Foi apresentado como trabalho final no curso de Metodologia de Ensino Superior na UNEB - Brasília, tendo recebido nota 10. Seu objetivo não é ser completo, e sim reunir e organizar várias coisas interessantes vistas e feitas. 
Nota: O uso dos materiais acima é liberado para fins não-comerciais. Ninguém está autorizado a comercializar na internet ou distribuir como brinde de comercialização os respectivos arquivos ou impressos e portanto todos os sites que o  o fazem estão cometendo ilegalidade e estão sujeitos a processo judicial de violação de direitos autorais..

Redação ao Pé da Letra

Diversão em bom Português
1. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
2. Evite abrev., etc.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia carlos machado, meu professor lá no colégio santa ifigênia, em salvador, bahia.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.
8. Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que seja maneiro.. Sacou?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa m.....
10. Nunca generalize: generalizar sempre é um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetitiva. A repetição vai fazer com que a palavra seja repetida.
12. Não abuse das citações. Como costumava dizer meu pai: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Corta!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.
21. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão fúteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrível! Sério!
25. Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia além da central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
 26. Cuidado com a orthographia, para não deturpar a língua.
 27. Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...
(Autor desconhecido)

Mensagens em embalagens

Mensagens em embalagens
Acredite... se puder
Em um pudim de pão Marks & Spencer:
O PRODUTO ESTARÁ QUENTE APÓS AQUECIDO.

Em um espelho montado em um capacete americano para ciclistas:
LEMBRE-SE, OS OBJETOS NO ESPELHO ESTÃO NA REALIDADE ATRÁS DE VOCÊ.

Em alguns países, no fundo de garrafas de Coca-cola:
ABRA DO OUTRO LADO.

Em um secador de cabelos da Sears:
NÃO USE ENQUANTO ESTIVER DORMINDO.

Em um saco de Fritos:
VOCÊ PODE SER UM CAMPEÃO! NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR. DETALHES DENTRO.

No fundo da caixa da sobremesa Tesco's Tiramisu:
NÃO VIRE DE CABEÇA PARA BAIXO.
(tarde demais!)

Em um cordão de luzes de Natal chinês:
SOMENTE PARA USO INTERNO OU EXTERNO.
(onde é que não pode???)

Em um pacote de amendoins da American Airlines:
INSTRUÇÕES: ABRA O PACOTE. COMA OS AMENDOINS.

Em uma touca de banho fornecida por um hotel:
AJUSTA-SE A UMA CABEÇA.

Em uma fantasia do Super Homem para crianças:
O USO DESTE TRAJE NÃO O HABILITA A VOAR.

(Traduzido de kaila.linart.pl/humor/consumer.htm por Virgílio Vasconcelos Vilela)

Pérolas da prova de redação


Quem foi que os formou, informou ou deformou???
Vejam só o que os vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da UFMG, dado o tema: "A TV forma, informa ou deforma?". A seleção foi feita pelo professor José Roberto Mathias:
1. A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação.
2. A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação.
3. A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não.
4. A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista.
5. A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças.
6. Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco.fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro.
7. A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral.
8. A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção.
9. A TV é o oxigênio que forma nossas idéias.
10. ... por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens.
11. A TV ezerce poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias.
12. E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso. 
13. A televisão leva fatos a trilhares de pessoas.
14. A TV acomoda aos teles inspectadores.
15. A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas.
16. A televisão pode ser definida como uma faca de trez gumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar.
(Enviada por Janice Vilela - Belo Horizonte/MG)

Atividades para Testar e Desenvolver a Audição Infantil

A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo, isto quer dizer, tão logo seja capaz de interagir com você através do olhar. Coisas simples que não exige gasto algum, e que qualquer um pode fazer para testar e desenvolver a audição do seu filho; em casa ou numa creche. Galeria Imagens para Trabalhos História O Bebê pode ouvir sons antes mesmo de nascer. Assim, não é surpresa que durante os primeiros nove meses de vida, ele seja capaz de: Ouvir e responder aos sons e vozes à sua volta; Divertir-se ouvindo histórias; Responder ao ser chamado pelo nome Poucas semanas após ter nascido, a capacidade auditiva da criança deve ser testada. Isto é vital já que as crianças aprendem a linguagem ouvindo, e a maioria do desenvolvimento da linguagem infantil ocorre nos primeiros dois anos da sua vida. Se um problema de audição não for detectado até ela entrar na escola, ela já terá seu desenvolvimento psicológico totalmente comprometido. Mesmo depois de ter testado a capacidade auditiva do bebê, você precisa e deve continuar a fazer auto-testes em casa. Sua criança pode ter algum indício de perda auditiva se, quando for récem nascida, ela NÃO apresenta alguns dos seguintes indícios: 
a) NÃO Se assusta, move, chora ou reage a barulhos e sons inesperados; 
b) NÃO Desperta com barulho; 
c) NÃO Move sua cabeça em direção ao som da sua voz ou de outros; 
d) Naturalmente NÃO imita o som que ouve. Nesse caso, você deverá consultar seu pediatra. Mais de 3 milhões de crianças, apenas na América do Norte, tem problemas de audição.
No Brasil, como sempre, não existem estudos ou números a esse respeito, mas estima-se que seja um volume semelhante apesar da população ser menor. Dessas crianças, cerca de 45 por cento (1.4 milhões) tem menos de 3 anos de idade. Mesmo que sua criança possa ouvir imediatamente, o que ela escuta pode não lhe interessar naquele momento, assim ela pode não dar atenção. Aprenda e entenda esses episódios, mas não deixe de prestar atenção aos sinais, e continue reforçando sua observação e testando sua audição. 
Eis aqui 5 (cinco) atividades que você e sua criança podem fazer juntos, para trabalhar seu potencial auditivo: 
1) Falando com o Bebê: . Faixa etária: Do nascimento em diante Escute e fale com sua criança durante todo o dia. Não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, você está lhe mostrando como usar os lábios e a língua. Aprenda o significado do choro e gestos do seu filho. Ouça os sons que ele faz e observe o modo como ele move seu corpo. Faça uma imersão total do seu bebê através de palavras. Por exemplo, quando estiver vestindo sua roupa, dê nomes as cores e as coisas que você estiver colocando na cabeça e corpo dele. Cumprimente-o toda vez que o ver. Diga seu nome freqüentemente; por exemplo: "Ôi Alberto, você dormiu bem? ", ou "Alô, Alberto, você precisa trocas as fraldas?" Essas conversações podem parecer algo além da compreensão do bebê, mas lhe dão confiança, e enfatizam o quanto você gosta dele. 
2) Cantando para o Bebê: . Faixa etária: Do nascimento até os 3 anos Cante para seu bebê. Quando seu filho estiver acordado, cante para ele com voz suave e melodiosa. Tente apenas entoar ou cantalorar algo em tom ameno e amoroso. Isso vai ajudá-lo a acalmar-se, e confortá-lo quando estiver agitado ou chorando (se não for o caso de choro provocado por doença). Não se preocupe se você não tiver dotes musicais apurados - para seu bebê isso não faz a menor diferença. Ele se contentará com os sons que você faz. O que lhe importa é sua presença, ali, do seu lado. Quando o estiver alimentando, trocando fraldas, e lhe dando banho, as cantigas de ninar serão um alento para ele. Desse modo, aprenderá que a comunicação dele com você é importante, e que as pessoas prestam atenção quando estão falando umas com as outras. 
3) Lendo para o Bebê: . Faixa etária: Do nascimento em diante Leia para seu Bebê. Nada estimula mais a inteligência de uma criança que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos são magníficos para esta idade. O importante é que tenham uma ou duas palavras por página e ilustrações coloridas. Desenhos são mais definidos para seus olhos que as fotos. Deixe o bebê olhar todas as ilustrações à vontade e sem pressa. A medida que vai crescendo, deixe que explorar as páginas de livros que contenham mais palavras. Nesse estágio, ele se diverte ouvindo sua voz e encontra nisso calma e grande conforto emocional. 
4) Explique os Sons: . Faixa etária: Do nascimento até os 3 anos Seja isto o zumbido de um avião, ou o ronronar de um gato, observe que, aquilo que seu filho escuta, permite-lhe ajudar a entender, criar imagens mentais, imaginar e compor os elementos do seu meio ambiente. Considere gravar os sons que ele faz aos 3 meses de idade, e a cada 3 meses de vida. Mostre-lhe os sons, de modo que ele se divirta ouvindo a si mesmo. Tente lhe explicar que, a voz que está ouvindo pertence a ele. 
5) Ensinando o Bebê: . Faixa etária: Do nascimento até os 3 anos Dê ao bebê instruções simples através de gestos e palavras. Diga a palavra "sorria" e então faça o gesto do sorriso. Ele aprenderá a imitar suas ações. E, à medida que se desenvolve, levante suas mãos ou pés e diga, "pra cima" então, abaixe-os e diga, "pra baixo". Quando for crescendo, aponte e olhe na direção de um objeto e identifique-o. Por exemplo, aponte para seu carrinho e diga, "carro". Pegue o carrinho e identifique-o outra vez. Logo, quando você disser "carro", ele será capaz de apontar por si mesmo para o brinquedo e eventualmente pegá-lo. Ajude seu filho a descobrir a si próprio. Coloque-o sobre um cobertor e se ajoelhe diante dele. Abaixe seu rosto de modo que fique à mesma altura do dele. Toque seu rosto e diga "rosto". Então, coloque as mãos dele sobre seu rosto, e repita. Faça a mesma coisa com outras partes do corpo, como nariz, boca ouvidos, etc. Use sua imaginação e crie novas atividades. 

Fonte da Pesquisa: Departamento de Educação Pública dos Estados Unidos Projeto: Ensinando os Pais a Ensinar. Texto adaptado e revisado por: Alberto Filho.

Como prevenir comportamentos indesejáveis numa aula?

Indisciplina na sala

Um comportamento indisciplinado é qualquer acto ou omissão que contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina é uma resposta à autoridade do professor. 
O aluno contesta porque não está de acordo com as exigências do professor, com os valores que ele pretende impor, com os seus critérios de avaliação, a sua parcialidade, ... Existe entre o professor e o aluno uma relação desequilibrada. O aluno não aceita o professor ou a sua disciplina. O professor não consegue motivar o aluno ou despertá-lo ou cativá-lo. 
Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva protecção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunções entre os alunos e a escola. 

A desmotivação dos alunos e o desinteresse explicito por aquilo que se pretende ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes não são mais do que chamadas de atenção ao professor sobre os seus métodos de ensino ou sobre as estratégias de relação na aula. O professor deve ser explícito e justo na negociação do contrato que é feito com os alunos. A alteração das regras pode provocar indisciplina. Um aluno indisciplinado pode não ter sucesso. O aluno traz para a aula os valores e atitudes que foi apreendendo até aquele momento. A indisciplina pode ser um reflexo da ausência de condições para uma adequada educação familiar. A indisciplina pode surgir como a outra alternativa ao seu insucesso escolar, procurando deste modo "valorizar" a sua relação com os outros. Este insucesso não se refere exclusivamente às classificações nas disciplinas, mas também em certos valores, que ele pensa serem assumidos pela comunidade, e que o aluno não vê reflectido nele. A própria constituição física ou intelectual do aluno pode provocar comportamentos indisciplinados. A imaturidade, a vadiagem, a desatenção, a incapacidade de fixação, o baixo rendimento escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distúrbios mais profundos (quer fisiológicos, quer emocionais), que é preciso tratar, sem o qual as repressões ou sanções serão totalmente ineficazes e até contraproducentes. 
Como prevenir comportamentos indesejáveis numa aula?


A prevenção deverá ser ponderada. No inicio do ano escolar os desconhecidos encontram-se com apreensão. Tanto o professor como os alunos fazem avaliações mútuas. O professor utiliza estratégias mais ou menos adequadas de modo a prevenir comportamentos indesejáveis. Define as regras comportamentais, de um modo explicito ou não, entre os alunos e entre si e eles, principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Regras estas que vão sendo reforçadas ou tornam-se flexíveis ao longo do ano, paralelamente a uma pioria ou uma melhoria das atitudes dos alunos. O professor é um líder. Para os alunos, o professor é a imagem de um ideal (positivo ou negativo), queira-se ou não. Um objectivo do professor é favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno. O professor assume no início algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexíveis: - mostrar-se sério nas primeiras aulas, não tendo um sorriso fácil; - impedir ou limitar as saídas durante a aula; - não permitir que se levantem do lugar sem que peçam autorização; - não permitir que troquem materiais sem que peçam autorização; - dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperação e a concentração; - quando um aluno ou o professor fala os outros escutam; - não confundir a simpatia com o "porreirismo da silva". Se o professor assumir uma atitude disponível mas realista, dando confiança aos alunos mas sem perder a situação e sem se mostrar inutilmente permissivo, é possível que consiga evitar alguns conflitos. É muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possível o recurso a castigos e a críticas. O professor deve assumir a atitude de quem detém um poder mas não se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado. Não é aconselhável a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorrectos que não perturbem directamente com o desenrolar da aula. Utilizam-se estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação. A seguir apresentam-se a algumas estratégias que o professor pode adoptar para prevenir comportamentos indisciplinados. » Reflectir sobre as atitudes e funções do professor . » Planificar a aula cuidadosamente em todos os seus momentos. Promove-se a concentração. Quanto mais eficaz e bem organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno. » Cativar os alunos para a sua disciplina, de modo que eles não digam que "a veradeira vida é lá fora". » Observar cada aluno. » Favorecer o desenvolvimento da autoconfiança. » Fomentar o respeito mútuo entre os alunos e entre os alunos e o professor. » Discutir com os alunos o regulamento de uma turma, respeitando-o e fazendo-o respeitar.


Fonte: Professora Mary Lins

Jogos de Matemática

Ótimo site de Jogos de Matemática, muito completo para se jogar online e usar em uma oficina dentro de um Laboratário de informática.



http://www.sheppardsoftware.com/math.htm

Aluno Golfinho

Golfinho esperto
O aprendizado de padrões e a importância do relacionamento
Gregory Bateson, que escreve sobre comunicação e teoria dos sistemas, em seu livro Steps to the ecology of mind, conta a sua experiência ao estudar os padrões de comunicação dos golfinhos no Instituto de Pesquisas Marítimas, no Havaí.
Bateson trabalhou com os instrutoresenquanto eles ensinavam os golfinhos a se apresentarem em espetáculos públicos. O processo começou com um golfinho não treinado. No primeiro dia, quando o golfinho fez alguma coisa diferente, como saltar para fora da água, o instrutor usou um apito e, como recompensa, deu-lhe um peixe. Sempre que o golfinho se comportava daquela maneira, o instrutor usava o apito e jogava-lhe um peixe. Logo, o golfinho aprendeu que o seu comportamento lhe garantia um peixe; ele o repetia continuamente, sempre esperando uma recompensa.
No dia seguinte, o golfinho surgiu e executou o seu salto, esperando um peixe. Não o teve. Durante algum tempo, ele repetiu o seu salto, inutilmente. Irritado, fez alguma outra coisa, como uma viravolta. O instrutor, então, usou o apito e deu-lhe um peixe. Sempre que o golfinho repetia aquela nova proeza, na mesma sessão, recebia a recompensa. Nenhum peixe para a proeza de ontem, somente para alguma coisa nova.
Esse padrão foi repetido durante 14 dias. O golfinho surgia e realizava a proeza que aprendera no dia anterior, sem nenhum resultado. Muitas vezes, executava as proezas de alguns dias atrás, só para conferir as regras. Mas, só era recompensado quando fazia alguma coisa nova. Provavelmente, isso foi bastante frustrante para o golfinho. Contudo, no décimo quinto dia, de repente, ele pareceu ter aprendido as regras do jogo. Entusiasmou-se e apresentou um espetáculo surpreendente, incluindo oito novas formas diferentes de comportamento, quatro das quais jamais haviam sido antes observadas na espécie. O golfinho parecia ter compreendido não apenas como gerar o novo comportamento, mas também as regras sobre como e quando gerá-lo. Os golfinhos são inteligentes.
Um último detalhe: durante os 14 dias Bateson observou que o instrutor jogava peixes para o golfinho fora da situação de treinamento. Bateson ficou curioso e questionou essa atitude. O instrutor respondeu: "Ah! isso. É para manter as coisas em termos amigáveis, naturalmente. Afinal, se não tivermos um bom relacionamento ele não vai se dar ao trabalho de aprender alguma coisa".
J. O'Connor e J. Seymour
Em Treinando com a PNL (Summus)

De volta às aulas.

Houve certa vez uma mãe que estava tentando acordar o filho. Ela disse a ele: "Acorde, meu filho – ou ficará atrasado para a escola!" O filho voltou-se para a mãe e, meio adormecido, respondeu: "Dê-me um bom motivo para eu acordar? Há 500 alunos na escola e todos me odeiam. Há três dezenas de professores que se ressentem pelo fato de eu ir à escola toda manhã."

"Vou lhe dar dois bons motivos" – disse a mãe. "Você tem 44 anos e é o diretor!" 




Fonte: Professora Mary Lins

Dicas para professores iniciantes

Prepare-se

Às vésperas da primeira aula, um professor pode ter algumas reações desagradáveis, como ansiedade e medo. O novo professor também pode acreditar que é tímido, e ter dúvidas quanto ao seu desempenho em sala. Não creio que isso possa ser considerado "normal", mas são reações freqüentes. Na minha opinião, isso decorre de uma avaliação distorcida que fazemos: imaginamo-nos dando aulas e as coisas dando errado, só que não incluímos na avaliação a preparação que iremos fazer. Você pode considerar os medos e ansiedades como procedentes, se você fosse dar aulas naquele momento. Inclua uma preparação no caminho entre o agora e o momento das aulas e você vai perceber que as emoções vão se modificando à medida que você vai se preparando. Isto vale, é claro, se você pretende se preparar o necessário para o que vai fazer.
Minhas sugestões para essa preparação:
1) Planeje bem as aulas
Faça um planejamento detalhado do que vai fazer, em conteúdo e estrutura, o que vai por no quadro, o que vai dizer. Improviso é para quando você estiver mais maduro e mais à vontade. Se quiser modelos de planejamento, veja o Almanaque do Professor.
Você pode usar também mapas mentais, seja para planejar, seja para apresentar o conteúdo para os alunos, seja para estes estudarem. Veja no link acima a seção com exemplos, modelos e roteiro de elaboração, entre outras coisas. Mapas mentais também requerem prática e dedicação para sairem bem-feitos, mas está no futuro das escolas, pode ter certeza. Se você os usar bem, já estará se diferenciando dos outros professores, para melhor.
É bom que você tenha experiência significativa com o conteúdo, aí pode se concentrar na parte didática. Se não tem, sugiro que a adquira rapidamente ou lecione outra matéria. Nada pior do que um professor teórico, que acaba investindo a maior parte do tempo em seu próprio aprendizado e não no aperfeiçoamento do planejamento, da comunicação e outros aspectos do ensino.
Lembre-se de que todos nós gostamos de variação e não gostamos de monotonia. Varie as estratégias de ensino, faça os alunos se mexerem de vez em quando, faça perguntas, faça-os trabalhar em dupla ou em grupo. Se estiverem inquietos, dê 2 minutos para fazerem o que quiserem. De vez em quando, certifique-se de que estão acompanhando; conforme o caso, um conceito perdido compromete o restante da aula. Dirija-se a um aluno específico; alguns alunos nunca abrem a boca por iniciativa própria, talvez por medos como gozações de colegas ou "pagar mico".
E faça o possível para dar plantões ou ter plantonistas para atendimento individual, os alunos aprendem muito melhor com as respostas às suas próprias perguntas.

2) Ensaie
Dê a aula antes, para ninguém, para o espelho ou para um conhecido. Se com este, peça para ele criticar e lhe indicar as oportunidades de melhoria. Grave-se ou filme-se dando aulas e depois escute ou veja procurando oportunidades de melhoria (faça isso antes que a realidade lhe mostre). Se você nunca deu uma aula antes, quase tudo é novo, e há muito, muito que você não sabe e que nem sabe que não sabe.
Procure variar o tom de voz, é mais difícil prestar atenção a uma voz monótona. Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

3) Prepare-se emocionalmente
Emoções geralmente contém uma mensagem. Na véspera da minha primeira aula, senti verdadeiro pânico; um colega o teve durante a primeira aula. Depois descobri que isso era uma mensagem de que eu devia me preparar melhor.
Na seção Inteligência Emocional tem uma matéria sobre como lidar produtivamente com medos: Medo, seu aliado para o sucesso. Pratique-a algumas vezes que depois você acaba fazendo-a automaticamente, e terá uma boa ferramenta para o resto da vida.

4) Ajuste as expectativas
Cuidado com a auto-expectativa irreal de que você tem que saber tudo e responder a tudo. Já vi um professor contar que disfarçava seu não-saber indicando ao aluno o exercício de buscar a resposta. Você tem que saber o conteúdo e mais um pouco. Quando me perguntavam coisas que eu não sabia, fora da matéria, eu simplesmente dizia que não sabia. Se achasse importante, podia até procurar, mas não era a regra. Um aluno uma vez até disse me admirar por isso!
O que lhe dá credibilidade, talvez a mais importante característica de um professor, não é saber tudo, porque isso não é possível, mas sim dizer o que é, quando sabe, dizer que acha que é, quando não tem certeza, e dizer que não sabe, quando realmente não sabe. Isso é que o torna confiável.

5) Segure as rédeas da turma
Um ponto essencial em classe é você reconhecer e saber que você é a autoridade. Os alunos testam os limites para saber como se portar e usam o que acontece como referência para o que vão fazer. Se alguém conversar alto e você não fizer nada, abre caminho para que aconteça de novo. E se você disser que vai mandar alguém embora se atrapalhar e o fizer duas ou três vezes, vai ter um padrão que permite aos alunos prever o que vai acontecer, e aí não vai precisar mandar ninguém embora. O importante aqui é você ter bem claro para si mesmo o que quer e saber que é o responsável por fazer isso acontecer.
Por outro lado, é importante preservar um bom e amigável relacionamento com os alunos, senão te "fritam" e você não consegue alcançar o objetivo. Assim, um dos objetivos iniciais é construir um bom relacionamento com a turma e com os alunos, o que vai lhe permitir depois chamar a atenção deles sem que eles achem que você os odeia (sobre isso, veja a matéria Golfinho esperto, nesta seção). Para isso, procure os lados bons de cada um: um é estudioso, o outro é cordial e respeitoso, todos têm qualidades, e você é que tem que percebê-las. Se tiver que fazer algo drástico, como mandar alguém embora, faça-o na boa, sem "matar" o relacionamento com ninguém. O que você diz é secundário; a maneira como o diz é muito mais significativa.
Nosso papel em sala é análogo ao de uma boa enfermeira, que não liga se o doente é chato ou não, ela tem uma missão e precisa fazer o que é preciso para cumpri-la, e precisa então relevar, ignorar e esquecer as coisas que a tiram do foco e não contribuem para os objetivos.

6) Coloque-se no lugar do aluno
Um exercício muito bom que você pode fazer é, estando relaxado, visualizar-se sentado numa das carteiras, na posição de aluno. Experimente e descubra as vantagens. Uma professora de Biologia que conheço prepara as aulas assim: lê a matéria, monta o quadro na mente e se coloca na posição de um aluno para verificar se está bom.
Outra coisa boa é lembrar-se de suas próprias experiências como aluno, como o que gostava nos professores e como se relacionava com eles, o que sentia, como se motivava, influência dos colegas. .

7) Tímido, eu?
E se você acredita que é tímido, permita-me não acreditar nisso, garanto que tem situações em que você não age timidamente. É uma situação nova e requer preparação, e uma vez preparado o suficiente, você vai se sentir mais confiante e com vontade, sabendo que vai fazer um bom trabalho ou pelo menos que fez o seu melhor para isso, e vai continuar melhorando na medida de sua dedicação. Para isso você só precisa de foco: durante um tempo, priorizar a nova atividade e dedicar todo o tempo possível. É querer de verdade fazer o melhor possível. Depois é mais tranquilo.

8) Melhore-se
Para o futuro, mantenha ao lado, leia e procure aplicar as idéias de livros de didática, em particular os de PNL. Recomendo:
- Treinando com a PNL (O'Connor e Seymour)
- Enfrentando a Audiência (Robert B. Dilts)
- Aprendizagem Dinâmica I e II (Dilts e Epstein)
- Almanaque do Professor - Modelos, técnicas, estratégias e muitas outras idéias que juntei e que podem lhe inspirar.
Ponha na cabeça e no coração que haverá sempre algo a mais para se aprender, seja com livros, com colegas, consigo mesmo, com o coordenador ou com feedbacks de alunos. Descobrir que não sabe algo é um avanço, lembre-se disso. E, como disse o Millôr, "Aula em que o professor não aprende nada é uma aula inútil".
Em síntese
Se eu fosse resumir, diria que o mais importante é: vai acontecer, e você precisa se preparar para isso. A certeza de que vai acontecer, junto com a vontade de fazer bem-feito, é que mobilizam seus recursos e suas capacidades, é que fazem com que você dedique 5 minutos a mais. O resto é decidir como será feito e aprender com a experiência ao invés de lamentá-la. E não se iluda: você vai se enriquecer devagar, um passo de cada vez.
Boa sorte! E uma frase que vi algures para fechar: "Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho!"
Virgílio Vasconcelos Vilela


Fonte: http://www.possibilidades.com.br/ensino/dicas_professores.asp

Hino de Pontal do Paraná

Hino do município de Pontal do Paraná
Letra por Simone Domingues Gavansky
Melodia por Ligia Men Silva 


Das estradas caminhos de areia,
Cobertos por um sol radiante,
Mãos calejadas desse bravo do mar,
Surgiu no olhar, o sorriso do infante.
Lugares que traçam histórias,
Seus manguezais, a ilha dos Currais,
O artesanato e a sua beleza,
são todas essas as nossas riquezas.
A tradição dos índios e seus filhos,
Com o camboar e os sambaquis,
fazem desse lugar a sua terra,
De um povo forte e feliz.

Pontal do Paraná, lugar de encantos mil;
Pontal do Paraná, no litoral sul do meu Brasil!

Suas praias, seus frutos e riquezas
O turismo almeja o progresso,
E é um sonho de um futuro promissor,
É a esperança de um povo lutador.
O pescador, sua rede e seu talento,
pois é no mar que ele é feliz,
Este lugar é a sua casa,
A sua terra o seu país.
Que a educação, saúde das crianças,
Todas as raças, sejam iguais,
Que nesta terra não exista guerra,
E reine aqui, sempre a paz!



Pessoal de quiserem o audio em mp3 é só colocar nos comentários que verei se posso providenciar.


LEI Nº 287/01
Alterada pela Lei 305/02

Súmula: “Autoriza o Poder Executivo a realizar Concurso Público para criação do Hino Municipal”.

A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º - Fica autorizado o Poder Executivo Municipal a realizar concurso público para a escolha da letra e da música do Hino do Município de Pontal do Paraná.

Art. 2º - As regras, organização e premiação do concurso referido no artigo 1º constam do Regulamento do mesmo, que faz parte integrante desta Lei, podendo a Comissão Organizadora, através de ato próprio, promover as alterações e ajustes que se fizerem necessários à consecução dos objetivos do concurso.” (NR). Alterado pela Lei 305/02

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Pontal do Paraná, 19 de Dezembro de 2001.

JOSÉ ANTONIO DA SILVA
Prefeito Municipal


Regulamento do Concurso Público para escolha do Hino do Município de Pontal do Paraná

Apresentação e disposições gerais

O Concurso Público para a escolha do Hino do Município de Pontal do Paraná, com premiação em dinheiro oferecida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, deverá consistir de duas etapas, sendo que a primeira será realizada no dia 20 de dezembro de 2001, na praça central de Ipanema, oportunidade em que serão selecionadas 2 (duas) obras musicais, e a segunda no dia 1º de Maio de 2002, em local ainda a ser confirmado, com regulamento próprio.

Inscrições:
a) As fichas de inscrição estarão à disposição dos interessados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura até o dia 17 de dezembro de 2001, prazo final para as inscrições, que deverão ser realizadas até as 17 horas, no mesmo local.
b) A inscrição poderá ser efetuada pelo autor candidato ou o representante dos autores, legalmente constituído.
c) A taxa de inscrição para cada Obra será de R$ 10,00 (dez reais).
d) Cada autor ou co-autor não poderá ter mais de duas Obras inscritas.
e) Só terão validade para o concurso as fichas que estiverem corretamente preenchidas, sem rasuras ou dados incompletos e/ou incertos quanto à residência, profissão e identificação do candidato.
f) É vedada a inscrição de indivíduos que possuam vínculos empregatícios, profissionais ou de parentesco em até terceiro grau com integrantes da Comissão Julgadora.

Premiação:
Será concedida uma única premiação de R$ 2.000,00 (dois mil reais), devida ao autor da Obra vencedora. Havendo mais de um autor, não haverá qualquer acréscimo na premiação, devendo ser indicado um representante quando do preenchimento da ficha de inscrição para o seu recebimento.

Da Comissão Julgadora
I - A comissão julgadora, única para as duas etapas, será formada por 5 (cinco) integrantes, sendo um representante do Poder Executivo, um representante do Poder Legislativo, um maestro de expressão estadual ou regional comprovada, a ser indicado pela comissão organizadora em lista tríplice, um músico, em atividade, de expressão local, indicado pelo mesmo processo atribuído ao maestro e um representante das Associações de Bairro do Município, que será sorteado entre os Presidentes das Associações convidados com antecedência e que registrarem interesse. Os sorteios deverão ser públicos, em hora e local previamente determinados pela comissão organizadora, fixados no átrio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, bem como, posteriormente, os seus resultados.

Da Comissão Organizadora
I – A Comissão Organizadora será formada por 3 (três) integrantes indicados pela Secretaria de Educação e Cultura, com os respectivos nomes e funções previamente fixadas em edital.

Regulamento da primeira etapa:
I - Poderão participar da primeira etapa do concurso para escolha do hino do município de Pontal do Paraná qualquer indivíduo brasileiro ou naturalizado, músico profissional ou não, desde que respeitados os critérios deste regulamento.
II – A Comissão Julgadora deverá considerar, quando do seu julgamento, a Obra que melhor retrate as características de ordem geográfica, cultural e histórica do Município, bem como a música que mais se aproxime do formato “hino”.
III - Para a execução da Obra, deverá ser observado o limite de 15 (quinze) pessoas, no caso de apresentação de coral ou orquestra, e de 5 (cinco) pessoas, em se tratando de apresentação com instrumentos de corda ou elétricos, escolhidos livremente pelos autores e executores.
IV - No caso de apresentação com instrumentos elétricos, ou que necessitem de microfonação extra, a Comissão organizadora deverá ser informada através da ficha de inscrição do participante.
V - Os custos de locomoção, hospedagem, locação de instrumentos musicais e interpretação pública do hino, assim como os devidos honorários cabíveis a Ordem dos Músicos do Brasil, serão de exclusiva responsabilidade dos autores devidamente inscritos no concurso.
VI - Os executantes deverão se apresentar em local determinado previamente pela Comissão Organizadora, uma hora antes do início de sua apresentação, cujo horário será informado antecipadamente ao autor ou representante dos autores da Obra, em edital fixado no átrio da Secretaria da Educação e Cultura.

VII – Os executantes deverão estar acompanhados do autor ou representante dos autores do hino devidamente munidos de seus documentos pessoais e comprovante de inscrição para a referida prova, e de procuração dos mesmos, com firma reconhecida, no caso de ausência justificada.
VIII - Cada executante ou grupo executante terá um tempo de 15 minutos para se preparar no palco, sendo que a extrapolação deste limite poderá servir como critério de desempate. O atraso de 30 minutos acarretará a desclassificação da Obra.
IX - Para a primeira etapa do concurso, cada hino deverá ter duração mínima de 2 (dois) minutos e máxima de 4 (quatro) minutos. Serão toleradas, ocorrendo falha humana ou técnica por parte dos executantes, no máximo três tentativas para a apresentação da obra.
X – Caso a Comissão Julgadora constate a impossibilidade de selecionar 2 (duas) obras para a etapa seguinte, será marcada nova data para a realização da primeira etapa, seguindo esse mesmo regulamento, antes do dia 1º de Maio de 2002.
XI - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Regulamento da segunda etapa
I - As duas obras classificadas na primeira etapa serão encaminhadas pela Comissão Organizadora, sempre sob a orientação dos seus autores, a uma equipe de músicos profissionais especializada no gênero musical “hino”, imparcial e idônea, que as transcreverão para partitura e acrescentarão de arranjos musicais executáveis por banda de fanfarra.
II - Após os participantes aprovarem esses arranjos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, providenciará uma banda de fanfarra para executar ambas as obras no dia 1º de Maio.
III - O vencedor estará ciente que, mesmo tendo seu nome creditado quando da publicação da obra na imprensa escrita e eletrônica, não poderá reivindicar direitos autorais da obra contemplada, sendo que, a qualquer título, o hino fará parte do patrimônio municipal.

Brasão de Pontal do Paraná

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LEI Nº 513/04


Súmula: “Cria Comissão para confecção do Brasão do Município e dá outras providências”.


A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:


Art. 1º - Fica instituída a Comissão Especial para fins de confecção do Brasão do Município.

Art. 2º - A referida Comissão será constituída na seguinte forma:

I- 01 representante da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Cultura;
II- 01 representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo;
III- 01 representante do Gabinete do Prefeito Municipal;
IV- 01 representante do Poder Legislativo Municipal;
V- 01 representante do Rotary Clube com sede no Município;
VI- 01 representante do Lyons Clube com sede no Município.

Art. 3º - A indicação dos integrantes referentes aos itens I à III será por indicação do Prefeito Municipal que também nomeará, dentre esses, o Presidente da Comissão.

Art. 4º- A Comissão poderá opinar pela contratação, na forma da Lei, através do Departamento de Licitação da Prefeitura Municipal, de empresa especializada para a realização do seu objetivo ou de Concurso Público.

Art. 5º - A partir da publicação desta Lei, a Comissão tem o prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual prazo, para aprovação do Brasão Municipal.

Art. 6º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


Pontal do Paraná/PR, 21 de Junho de 2004.



JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA
Prefeito Municipal



CESÁRIO FERREIRA FILHO EVANDRO MÁRIO LÁZZARI
Secretário Municipal de Administração, Procurador Jurídico
Finanças e Planejamento

Bandeira de Pontal do Paraná


BANDEIRA



LEI N.º 064, de 15 de Dezembro de 1997.




SÚMULA: “Institui a Bandeira Oficial do Município de Pontal do Paraná.”

A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU, E EU PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI.

Art. 1º A Bandeira Municipal é um dos Símbolos Municipais de Pontal do Paraná, em conformidade com o disposto no § 3º do Art. 1º, da Constituição Federal.

Art. 2º A confecção da Bandeira Municipal, somente poderá ser executada mediante determinação e autorização do Poder Público Municipal.

Art. 3º A Bandeira Municipal de Pontal do Paraná, feita e descrita nos termos da Heráldica Municipalista, conforme anexo I, desta Lei, traz em seu canto superior esquerdo um sol de vinte pontas e ao centro figura geométrica de três ilhas, é constituída de quatro cores: azul claro, azul escuro, amarelo e branco, com as seguintes representatividades:
I – a cor azul claro simboliza o céu e o mar em sua grandeza, e também justiça, nobreza, perseverança, recreação e o clima especial do Município;
II – a cor azul escuro simboliza a exuberante natureza do Município;
III – a cor branca simboliza a paz, amizade, pureza, trabalho e religiosidade de seus habitantes;
IV – a cor amarela representa a riqueza, simbolizando glória, progresso, grandeza e soberania do Município;
V – o sol representa o esplendor do Município em sua plenitude;
VI – as ilhas representam os Currais, simbolizando a ecologia e a vida.

Art. 4º Em conformidade com as regras heráldicas, a Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para a Bandeira Nacional, levando-se em considerações 14 (quatorze) módulos de altura da tralha pôr 20 (vinte) módulos de comprimentos do retângulo.

Parágrafo Único. A Bandeira Municipal poderá ser reproduzida em bandeirolas de papel, nas comemorações de efemérides, observando-se sempre os módulos e cores heráldicas.

Art. 5º O Poder Executivo manterá livro para registro de todas as Bandeiras Municipais confeccionadas, determinando-se datas e os estabelecimentos para os quais foram destinadas, bem como todo e qualquer ato relacionado às mesmas.



Art. 6º As Bandeiras velhas ou rotas, serão incineradas, em conformidade com o disposto no art. 33 do Decreto-Lei nº 45, de 31 de julho de 1942, registrando-se o fato no livro especial.
Parágrafo Único. Não será incinerada, mas recolhida como peça histórica do Município, os exemplares da Bandeira Municipal ligados a fatos de relevantes significado do Município, como no caso da primeira Bandeira Municipal, inaugurada após sua instituição.

Art. 7º A Bandeira Municipal deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite, uma vez que se encontre convenientemente iluminada. Normalmente far-se-á o hasteamento às 8 (oito) e o arriamento às 18 (dezoito) horas.
§ 1º Quando a Bandeira Municipal for hasteada em conjunto com a Bandeira Nacional, estará disposta à esquerda desta; sendo que se a Bandeira Estadual for também hasteada, ficará a Nacional no centro, ladeada pela Municipal a esquerda e a Estadual à direita, colocando-se sempre a Nacional em plano superior às demais;
§ 2º Quando a Bandeira Municipal for distendida sem mastro em rua ou praça pública, entre edifícios ou em partes, será colocada ao comprido, de modo que o lado maior do retângulo esteja em sentido horizontal.

Art. 8º Nos desfiles, a Bandeira Municipal contará com uma Guarda de Honra, composta de seis pessoas, sendo uma a porta-bandeira, seguindo à testa da coluna, quando isolada, ou precedida pelas Bandeiras Nacional e Estadual, quando estas estiverem concorrendo as desfile.

Art. 9º A Bandeira Municipal, Nacional e Estadual, quando não hasteadas, deverão ser mantidas em lugar de honra.

Art. 10 É proibido o uso e hasteamento da Bandeira Municipal em locais considerados impróprios e inconvenientes pelo Poder Público.

Art. 11 Fica revogada a Lei Municipal nº 10, de 11 de março de 1.997.

Art. 12 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Pontal do Paraná, em 15 de dezembro de 1997.




HÉLIO GAISSLER DE QUEIROZ
Prefeito Municipal