Indisciplina na sala
Um comportamento indisciplinado é qualquer acto ou omissão que contraria alguns princípios do regulamento interno ou regras básicas estabelecidas pela escola ou pelo professor ou pela comunidade. A indisciplina é uma resposta à autoridade do professor.
O aluno contesta porque não está de acordo com as exigências do professor, com os valores que ele pretende impor, com os seus critérios de avaliação, a sua parcialidade, ... Existe entre o professor e o aluno uma relação desequilibrada. O aluno não aceita o professor ou a sua disciplina. O professor não consegue motivar o aluno ou despertá-lo ou cativá-lo.
Os motivos da indisciplina podem ser extrínsecos à aula , tais como problemas familiares, inserção social ou escolar, excessiva protecção dos pais, carências sociais, forte influência de ídolos violentos, etc. Nestes casos o professor pouco pode fazer. No entanto existem outras causas que resultam de disfunções entre os alunos e a escola.
Como prevenir comportamentos indesejáveis numa aula?
A prevenção deverá ser ponderada. No inicio do ano escolar os desconhecidos encontram-se com apreensão. Tanto o professor como os alunos fazem avaliações mútuas. O professor utiliza estratégias mais ou menos adequadas de modo a prevenir comportamentos indesejáveis. Define as regras comportamentais, de um modo explicito ou não, entre os alunos e entre si e eles, principalmente se a turma se mostra muito indisciplinada. Regras estas que vão sendo reforçadas ou tornam-se flexíveis ao longo do ano, paralelamente a uma pioria ou uma melhoria das atitudes dos alunos. O professor é um líder. Para os alunos, o professor é a imagem de um ideal (positivo ou negativo), queira-se ou não. Um objectivo do professor é favorecer um determinado modelo de conduta. Favorecer o desenvolvimento de comportamentos e uma forma de estar na vida para o aluno. O professor assume no início algumas atitudes, que ao longo do ano se tornam mais ou menos flexíveis: - mostrar-se sério nas primeiras aulas, não tendo um sorriso fácil; - impedir ou limitar as saídas durante a aula; - não permitir que se levantem do lugar sem que peçam autorização; - não permitir que troquem materiais sem que peçam autorização; - dispor os alunos em lugares fixos de modo a favorecer a cooperação e a concentração; - quando um aluno ou o professor fala os outros escutam; - não confundir a simpatia com o "porreirismo da silva". Se o professor assumir uma atitude disponível mas realista, dando confiança aos alunos mas sem perder a situação e sem se mostrar inutilmente permissivo, é possível que consiga evitar alguns conflitos. É muito importante a fase inicial do ano. Torna-se conveniente evitar o mais possível o recurso a castigos e a críticas. O professor deve assumir a atitude de quem detém um poder mas não se sabe bem quanto nem quando o vai usar. Se um professor usa demais as mesmas armas, acaba por ficar desarmado. Não é aconselhável a censura permanente, sendo mais adequado ignorar os comportamentos incorrectos que não perturbem directamente com o desenrolar da aula. Utilizam-se estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação. A seguir apresentam-se a algumas estratégias que o professor pode adoptar para prevenir comportamentos indisciplinados. » Reflectir sobre as atitudes e funções do professor . » Planificar a aula cuidadosamente em todos os seus momentos. Promove-se a concentração. Quanto mais eficaz e bem organizada for uma aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno. » Cativar os alunos para a sua disciplina, de modo que eles não digam que "a veradeira vida é lá fora". » Observar cada aluno. » Favorecer o desenvolvimento da autoconfiança. » Fomentar o respeito mútuo entre os alunos e entre os alunos e o professor. » Discutir com os alunos o regulamento de uma turma, respeitando-o e fazendo-o respeitar.
Fonte: Professora Mary Lins
Fonte: Professora Mary Lins
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